Guia do Usuário

O serviço SPIDER está disponível para acesso de usuários cadastrados através do endereço www.spider.giga.cpqd.com.br:8080/spider

Caso ainda não tenha acesso ao sistema, consulte o item Adquirindo acesso ao serviço SPIDER para se tornar um usuário.

A interface web do SPIDER é simples e intuitiva, não sendo necessário ter o conhecimento de um administrador de redes para usar o serviço. O primeiro passo é se autenticar no sistema, que é feito fornecendo usuário e senha. Vide Figura 1.

                                                        Figura 1 - Exemplo de tela de autenticação do SPIDER

 

Após autenticado, o sistema tem basicamente três sessões (i) alterar os dados do usuário (botão my profile), (ii) reservar um novo circuito (aba Reserve Circuit) e (iii) visualizar, alterar ou clonar circuitos já reservados (aba View Circuits).  Vide Figura 2.

                                                        Figura 2 - Exemplo de tela do SPIDER após autenticação 


Na sessão (i) é possível modificar os dados cadastrais do usuário como o nome, o e-mail,  o telefone e a senha de acesso ao sistema. Vide Figura 3.



Figura 3 - Exemplo de tela do SPIDER para alterar dados do usuário

 

Na sessão (ii) é possível reservar um novo circuito através do preenchimento incremental de um formulário cujas etapas são as seguintes: 

 

1.      descrição do circuito e especificação da porta de origem do circuito;

2.      especificação da porta de destino do circuito;

3.      especificação da data/hora de início e término do circuito (padrão: 1hora);

4.      especificação da banda do circuito (padrão: 50Mbps);

5.      especificação da vlan a ser utilizada (padrão: o sistema especifica);

6.      confirmação da reserva.

 

Em cada uma das etapas um ou mais parâmetros devem ser preenchidos. Para facilitar o preenchimento por usuários leigos, existe uma descrição que acompanha cada parâmetro, vide Figura 4. Antes de confirmar a reserva é possível retornar a qualquer uma das etapas anteriores para corrigir possíveis erros. Para confirmar a reserva, basta clicar no botão Reserve na última etapa, vide Figura 5.


                        Figura 4 - Exemplo de tela do SPIDER para 1ª etapa do preenchimento do formulário de reserva

 

                                                    Figura 5 - Exemplo de tela do SPIDER para confirmação da reserva


Na sessão (iii), existem duas sub-seções: circuitos em operação ou que entrarão em operação (aba current) e circuitos que não entraram mais em operação porque expiraram, foram cancelados ou falharam (aba history). Na primeira subseção é possível visualizar, editar, clonar ou cancelar os circuitos e na segunda subseção é possível apenas visualizar ou clonar os circuitos. A visualização do circuito permite verificar os parâmetros da reserva, assim como ter informação geo-referenciada do circuito na rede e gráficos que registram o desempenho do circuito ao longo do tempo. Vide Figura 6.



                                        Figura 6 - Exemplo de tela do SPIDER para visualização de um circuito




Dúvidas, Problemas e Sugestões
O serviço SPIDER é um serviço experimental que está em desenvolvimento. Logo, problemas não identificados até o momento podem ser observados. Para reportar algum problema ou se tiver alguma dúvida ou sugestão de melhoria envie um e-mail para suporte@giga.org.br com as seguintes informações:
  • assunto: [SPIDER]: PROBLEMA/DÚVIDA/SUGESTÃO; 
  • nome; 
  • e-mail; 
  • telefone; 
  • instituição; 
  • descrição do problema ou da dúvida ou da sugestão. 

Contamos com a sua colaboração para que possamos aprimorar a solução a fim de melhor atender a todos os usuários da Rede GIGA.