Notícias‎ > ‎

Switch 10Gb aprovado nos testes de conformidade com o OpenFlow 1.0

16/09/2010

O Switch de 10Gb de camadas 2 e 3, desenvolvido pelo CPqD no projeto Rede Óptica Convergente, com recursos financeiros do Funttel (Fundo Nacional para o Desenvolvimento das Telecomunicações), e atualizado no Projeto GIGA para suportar a tecnologia OpenFlow, foi aprovado na bateria oficial de testes de conformidade da especificação 1.0 da tecnologia OpenFlow.

A tecnologia OpenFlow consolida os vários níveis de comutação existentes em um switch, por meio da abstração de comutação de fluxo, e permite a programação remota das tabelas de encaminhamento dos switches por meio de interfaces bem definidas e abertas. Essas características abrem as portas da inovação, razão pela qual esta tecnologia tem sido adotada pela grande maioria dos projetos de pesquisa voltados ao estudo experimental da Internet do Futuro, tais como o Projeto GIGA, o Projeto GENI, o Projeto FIRE e o Projeto Akari.

O próximo passo, agora, será atualizar a Rede GIGA, assim como outras redes com alguma capacidade experimental no país e, quem sabe, até em outros países sulamericanos, com switches OpenFlow para permitir a pesquisa experimental de arquiteturas e protocolos inovadores, voltados à Internet do Futuro.