Notícias‎ > ‎

Fatos Relevantes - Maio de 2010

08/06/2010

  • Realização da Demonstração de Aprovisionamento de Circuitos Multi-domínios com Plano de Controle GMPLS orientado ao usuário, no 28º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC 2010), em Gramado. A demonstração ocorreu no contexto do projeto FuturaRNP, porém é fruto de trabalhos realizados de forma colaborativa com o Projeto GIGA..
  • Realização do “1º Workshop Pesquisa Experimental da Internet do Futuro (WPEIF)” dentro da programação do SBRC 2010, em Gramado (RS), no âmbito do Projeto GIGA. O workshop foi coordenado por Marcos Rogério Salvador, coordenador técnico do Projeto GIGA (Fase 2), e por Michael Stanton, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP. Aproximadamente 50 pessoas participaram dos 2 dias do workshop, que contou com a presença de pesquisadores do projeto Clean Slate e também do projeto GENI.
  • Reunião do projeto “FuturaRNP”, realizada durante o 11º Workshop RNP, em Gramado (RS), foram apresentadas: - a infraestrutura de rede conjunta entre as redes GIGA e Ipê, compondo a rede Cipó, que atualmente está interligando: CPqD, UFRJ, UFSC, UFRGS, UFPA, UNIFACS e em breve UFF, UniRio e outras. Os apresentadores foram Luciano Martins (CPqD) e Marcel Faria (CEO RNP). Atualmente 4 das 5 VMANs da rede Cipó usam a Rede GIGA; - os andamentos dos projetos de vários grupos de P&D do Brasil, incluindo o projeto “Resiliente”, um mecanismo de proteção para circuitos virtuais automáticos desenvolvido pelo CPqD para o projeto FuturaRNP em colaboração com o Projeto GIGA.
  • InfoBrasil 2010, realizado em Fortaleza (CE), contou com a apresentação do artigo “Fornecimento de Acesso em Banda Larga com Solução Híbrida GPON, WiMAX, WiFi-Adhoc e Mesh”, o qual é resultado da Fase 1 do Projeto Especial da Rede GIGA: “Piloto de integração GPON/Wimax/AdHoc na Rede GIGA”..
  • Implantação da ferramenta PerfSonar em ambiente laboratorial, como parte do Projeto Especial: “Gerência de Desempenho usando PerfSonar”. Esta ferramenta auxiliará na monitoração do desempenho da Rede GIGA e de seus serviços.
  • Implantação do protocolo IPv6 no backbone na Rede GIGA. Foi feito um planejamento dos endereços IPv6 da Rede GIGA e do CPqD (configurado OSPFv3 na rede), sendo que os endereços foram alocados oficialmente pelo POP-SP da RNP. Esta nova infra-estrutura permitirá que novos serviços, baseados neste protocolo, sejam implantados e testados no CPqD e na Rede GIGA.
  • Suporte na realização do evento de demonstração do Projeto LabWeb, programado para o dia 02/06/2010. O evento envolverá o LNLS (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron), o CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) e a Rede de Nanotecnologia da Petrobrás, os quais utilizarão a Rede GIGA para possibilitar o controle remoto do CBPF sobre os recursos do LNLS, utilizando um robô para a manipulação de amostras.
  • Web Services no Projeto GIGA: O pesquisador Isidro Lopes da Silva Neto apresentou no dia 14/05/2010 a palestra Emprego de Web Services no Projeto GIGA, na Série de Seminários 2010 da Pós-Graduação do Instituto de Computação da Unicamp, organizado pela Profa. Maria Cecilia Calani Baranauskas. Esta palestra abordou o emprego de Web Services para construção de serviços e aplicações, a utilização de XML Schema e WSDL e as tendências de arquiteturas orientadas a serviços envolvendo semântica e técnicas de engenharia de software. A aplicação dos conceitos e tecnologias foram exemplificadas através dos serviços e aplicações do projeto GIGA, Tele-educação, Tele-medicina e TV Experimental, fundamentada numa rede óptica de alto desempenho para o test bed.
  • Plataforma Aberta e Distribuída de Conteúdos Digitais: Pesquisadores da TV Experimental, participaram, no dia 31 de maio, do segundo encontro para discutir a estruturação e construção de uma Plataforma Aberta e Distribuída de Conteúdos Digitais . Este trabalho é capitaneado pela gerência de Cultura Digital da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, e pretende formular uma estratégia para o armazenamento e compartilhamento dos conteúdos digitais. Esse encontro reuniu os interesses da mídia vídeo, onde foram discutidos: a importância dos metadados, o primeiro protótipo de uma plataforma distribuída, os modelos de negócio e a produção dos conteúdos digitais.