Notícias‎ > ‎

Fatos Relevantes - Março de 2010

08/04/2010

TELEMEDICINA:
  • Apresentação: No dia 15 de março, foi realizada apresentação do projeto Medcast, por Ramon Moreno, do InCor, para representantes do MINTEL e da SUPERTEL do Equador em visita ao CPqD. A apresentação foi transmitida ao vivo do InCor (São Paulo) empregando a ferramenta de colaboração Educast, através da qual os participantes puderam interagir por vídeo.
  • Protótipo: No dia 16 de março, o protótipo do Broker de Acesso ao Sistema de Informação Hospitalar do InCor (SIH) foi implantado na Rede GIGA. As informações apresentadas por este protótipo ainda não foram extraídas do SIH, mas o protótipo permite o teste de integração entre os subsistemas de Webcast e Broker, os quais compõem a solução MedCast: uma ferramenta de colaboração em Telemedicina para estudo de casos clínicos. Além disso, este protótipo permite que a interface com usuário seja testada e aprimorada antes mesmo de que a solução final esteja pronta.

TV EXPERIMENTAL:

  • Visita técnica (TVs Comunitárias): representantes da equipe do Projeto GIGA visitaram a TV Fênix (Campinas) com os objetivos de entender a dinâmica de funcionamento da programação da TV e identificar os requisitos e funcionalidades necessárias em  um software de playlist . Este entendimento servirá de base para, posteriormente, realizarmos a especificação e o desenvolvimento de uma solução para ser incorporada às demais soluções desenvolvidas no âmbito do projeto.
  • Exposição: Entre os dias 25 e 31 de março, nossos parceiros da TV Cidade (Taubaté) estiveram no evento Teia 2010 e aproveitaram a presença de representantes do MinC, para expor os objetivos do Projeto GIGA em relação ao tema TV Experimental. A idéia foi muita bem recebida, tanto por esses interlocutores, quanto pelos outros participantes do evento. 

WDM - PON:
  • Artigo: Foi submetido o artigo “Arquiteturas baseadas em WDM para as próximas redes PON”, para publicação na próxima edição do Caderno CPqD Tecnologia.
  • Protótipo: Foi finalizado o protótipo do amplificador óptico compacto e de baixo consumo, desenvolvido para aplicações em redes ópticas metropolitanas. As características deste amplificador seguem as novas tendências “verdes” para telecomunicações, através da redução do consumo de energia dos equipamentos.