Notícias‎ > ‎

Fatos Relefantes - Fevereiro de 2010

05/03/2010

  • Rede GIGA: instalação dos Servidores IMS (IP Multimedia Subsystem) e testes do cliente Monster
Foi concluída a instalação do núcleo Open IMS nos servidores da Rede GIGA. O núcleo IMS será uma base para desenvolvimento e oferta dos serviços das metas 13 e 14 do projeto, concebidas para produzir serviços e aplicações para Teleducação, Telemedicina e TV Experimental. Também foram realizados os testes na Rede GIGA do cliente IMS Monster – Fokus, o qual será um componente fundamental para viabilizar o desenvolvimento de aplicações.

  • Interface OTN e FEC: Iniciamos a seleção e compras de dispositivos e, em paralelo, o projeto e a montagem dos protótipos de placas para recepção e transmissão de sinais 10 Gbit/s com OTN e FEC. Desta forma, foram disponibilizados 2 protótipos para testes iniciais de transmissão em laboratório, os quais estão configurados da seguinte forma:
    • XFPs em configuração back-2-back, transponder DWDM com 10 Gbit/s (multi protocolos) com Layer OTN e correção de erros (FEC);
    • XFPs em configuração LoopBack, transponder DWDM com 10 Gbit/s (multi protocolos).

  • Tele Educação: a primeira versão de ferramenta de colaboração para Educação está em fase final de teste. O novo sistema de colaboração permite a criação webcasts ao vivo com recursos de interatividade por áudio, texto e vídeo, além da exibição de documentos PDF com recursos de zoom.

  • InCor/ Telemedicina: a primeira versão de documento de especificação da interface com o Sistema de Informação Hospitalar do InCor em WSDL está em fase de análise pelas equipes do InCor e do CPqD. O acesso a este Sistema de Informação permitirá exibir o Prontuário Eletrônico de Paciente na sua forma anônima. Um sistema de colaboração semelhante ao "Educast" está sendo desenvolvido pelo CPqD, o qual permitirá o compartilhamento destes prontuários durante sessões de webcast.

  • Visita às TVs Comunitárias: finalizado o documento "Visita às TV-s Comunitárias" que relata as visitas às seguntes TV-s comunitárias: TV Fênix, TV Comunitária de Niteroi e TV Cidade. Como resultado foi elaborado um plano de trabalho com a TV Fênix para disponibilização de conteúdos e trabalhos conjuntos relativos ao serviço de catalogação e busca da meta 14 (TV Experimental).