Notícias‎ > ‎

1º Workshop sobre Pesquisa Experimental da Internet do Futuro - WPEIF

15/02/2010

Foi aprovado pela organização da 28a. edição do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), maior evento científico da comunidade de redes do país, a proposta de realização do 1º. Workshop sobre Pesquisa Experimental da Internet do Futuro (WPEIF), nos dias 28 e 29 de maio de 2010, em Gramado, Rio Grande do Sul.

O evento será coordenado pelo gerente de pesquisa e prospecção em tecnologias ópticas do CPqD e coordenador técnico do Projeto GIGA, Marcos Rogério Salvador, e por Michael Stanton, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O objetivo do workshop será motivar a comunidade nacional de redes de computadores a realizar trabalhos de pesquisa experimental, em larga-escala, voltados à Internet do Futuro, tal como ocorre nos EUA no projeto GENI, na Europa no projeto Federica e no Japão no projeto Akari.

O workshop terá o foco na tecnologia OpenFlow, uma proposta da Universidade de Stanford (EUA) que transforma equipamentos de comutação em elementos programáveis externamente e, desta forma, abre as portas para pesquisas experimentais em larga escala de protocolos, serviços e aplicações de rede inovadores.

O primeiro dia do workshop (28) será dedicado a um tutorial teórico e prático sobre a tecnologia OpenFlow, ministrado por membros da equipe de desenvolvimento do OpenFlow, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O segundo dia será dedicado à apresentação de palestras e demonstrações convidadas voltadas ao tema Internet do Futuro, não necessariamente relacionado ao OpenFlow. Neste dia, também está programada uma demonstração de larga escala da tecnologia OpenFlow envolvendo o Brasil e os Estados Unidos.