Notícias‎ > ‎

Colaboração internacional: ESnet e Universidade de Satanford

08/02/2010

O coordenador técnico do Projeto GIGA, Marcos Rogério Salvador, participou do grupo brasileiro de pesquisadores do CPqD, RNP e da academia que realizaram visitas ao ESnet (Energy Sciences Network) e na Universidade de Stanford, ambos nos Estados Unidos. A visita teve como objetivo discutir potenciais colaborações de pesquisa e desenvolvimento no contexto das soluções OSCARS e OpenFlow. A ESnet é a divisão de redes que suporta a área de ciências do Departamento de Energia (DoE) dos Estados Unidos e a responsável pelo desenvolvimento da solução OSCARS.

O OSCARS é a base da proposta de plano de controle centrada no usuário em desenvolvimento no Projeto GIGA, cuja versão básica foi instalada recentemente na Rede Experimental do Projeto GIGA e já permite aos usuários solicitarem serviços de rede dinamicamente sem qualquer intervenção humana. OpenFlow é uma proposta da Universidade de Stanford que permite a programação remota, dinâmica e automatizada de equipamentos e, desta forma, a realização da rede definida por software (SDN: Software-defined Network). Esta proposta diferencia-se das propostas de inovação em rede e de Internet do futuro existentes pelo seu pragmatismo, razão pela qual tem sido rapidamente adotada por grupos acadêmicos, fabricantes e provedores de serviço mundo afora e também no Projeto GIGA.

Em ambos os casos foram identificados potenciais de colaboração, sendo que algumas colaborações já começaram no contexto do OSCARS e, principalmente, no contexto do OpenFlow.