Notícias‎ > ‎

Rede GIGA: novos experimentos, validações e serviços

22/01/2010

Está sendo preparada uma rede experimental de 10 Gb/s interligando vários prédios do CPqD, que atenderá aproximadamente 500 pesquisadores e permitirá a validação em larga escala dos resultados alcançados no processo de desenvolvimento de tecnologias de rede óptica de acesso e switches.

No início do segundo semestre serão realizados testes de transmissão experimental a 40 Gb/s no backbone de Rede GIGA utilizando os equipamentos desenvolvidos. Estes testes permitirão um melhor conhecimento prático das características e parâmetros da rede óptica para a transmissão DWDM a taxas de 40 Gb/s e acima, além de contribuir para o desenvolvimento de equipamentos DWDM validados em ambiente real.

Os usuários da Rede GIGA também poderão contar, permanentemente, com recursos de distribuição Multicast. Seguindo uma tendência de distribuição de conteúdo via IPTV, a Rede GIGA disponibilizará os serviços Multicast, facilitando a aplicabilidade dos desenvolvimentos realizados pelos pesquisadores do CPqD que atuam na área de serviços de distribuição de vídeo.